ARTES









GRAFITE


   O grafite é um tipo de arte que se manifesta em lugares públicos e é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios do mesmo desde o Império Romano, mas seu aparecimento na idade contemporânea aconteceu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos e só chegou ao Brasil no final da década de 1970, em São Paulo, mas os brasileiros não se contentaram com os tipos de grafite norte-americano e começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro e hoje o grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Tudo começou quando os jovens começaram a deixar as suas marcas nas paredes, mas com o tempo as marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite esta mais relacionado ao Hip Hop, e ele expressa toda a opressão que a humanidade vive, principalmente toda a realidade das ruas, mas existe alguns preconceitos, algumas pessoas acham que o grafite é uma poluição visual e vandalismo, sendo que na realidade é um tipo de arte nas ruas.
Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex e seus principais termos e gírias utilizadas nessa arte são:

 Grafiteiro/writter: o artista que pinta; 
Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro; 
 Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúnem para pintar juntos; 
 Tag: é assinatura de grafiteiro; 
 Toy: é o grafiteiro iniciante; 
 Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.



PICHAÇÃO:

  A pichação não é arte ao contrario do grafite, pois muita
das vezes a confundimos.
  Mas hoje em dia esse tipo de expressão humana esta se tornando um perigo, porque ha brigas e disputas entre as gangues, em nossa cidade à pichação já foi banalizada a muito tempo, pois em praticamente todos os muros e portões estão pichados , e isso é feito por jovens com idade de 12 a 19 anos, geralmente ao passar dos 19 anos morrem ,viram pessoas traficantes ou saem desse tipo vida.
  Infelizmente quando um adolescente entra pra uma ganga ela não fica livre das drogas e sim mais perto e não só das drogas como do crime e ele acaba destruindo a  sua vida sem perceber! Esses adolescentes são considerados pelos policias os criminosos mais tolos, pois são os únicos que infringem a lei e assinam seus nomes ou apelidos.


O ALFABETO:

ARTE MURAL:

A arte mural também é conhecida como, muralismo ou parietal. Ela é executada diretamente sobre uma parede e está bastante vinculado com a arquitetura, seu emprego em relação da cor e do desenho e o tratamento temático podem alterar radicalmente a percepção das proporções espaciais da construção.
 A técnica mais usada é a do afresco, que são aplicações de pigmentos de cores diferentes, diluídos com água e sobre a argamassa úmida.
A arte mural é desde os povos primitivos que pintavam para decorar seu ambiente e usar as superfícies das paredes para expressar idéias, emoções e crenças, ela também foi muito empregada na Índia, com brilhantes exemplos como os das cavernas de Ajanta, e na China da dinastia Ming.
Existem também manifestações importantes da arte mural românica uma delas são as das igrejas de Berzé-en-Ville, na França, de Oberzell e Reichenau, na Alemanha, e de Tarrasa e Tahull, na Espanha.
Esse tipo de arte surgiu mesmo no séc. XX, com todo vigor, em três fases principais:  um gênero mais expressionista e abstrato que surgiu a partir de grupos cubistas e fauvistas, em Paris, e se manifestou nos trabalhos de Picasso e Miró, por exemplo; outro que se manifestou a partir do movimento revolucionário mexicano; e um movimento mural de curta duração, na década de 1930, nos Estados Unidos.
Algumas artes murais abaixo:




ARTE URBANA 3D

A arte urbana 3D pode ser feito com tinta ou giz, em paredes ou sobre a rua, representa uma nova forma de combinar o domínio das técnicas arte renascentista com o grafite, é qualidade de arte urbana maravilhosa. Artistas como Kurt Wenner, Eduardo Relero e Tracy Lee Stum criam uma arte urbana tão incrível, que é quase impossível passar despercebida.
A arte quando feita na rua, sobre o chão, pode dar o efeito que tudo aquilo está acontecendo na sua frente, um efeito de realismo, ao vê-la a gente até sabe que é uma pintura, mas o efeito tridimensional cria uma ilusão de ótica que nos faz ter dúvidas sobre o que é, de fato, a realidade.
Alguns exemplos de arte urbana 3D:




  A relação da pintura rupestre com todas essas outras manifestações humanas, gira tudo em torno da expressão, sendo vandalismo ou não, o que todos que fazem, com esse tipo, ou um desses tipos de artes são somente querer expressar algo, desde sentimento, crenças, a realidades e ficção (coisas que não iram acontecer na realidade, mas que são expressas na arte) e que de séculos passados, pra cá só esta sendo mais e mais modernizado.

Alunas: Carolina Gennari Nº: 04 – Jéssica Moraes Nº: 12 – Maryane Pereira Nº: 40 – Ludmila Medeiros Nº: 20 – Fernanda Rodrigues Nº: 09  





 Pichação.
Pichação é o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentosspray aerosol , dificilmente removível,estêncio ou mesmo rolo de tinta.
No geral, são escritas frases de protesto ou insulto, assinaturas pessoais ou mesmo declarações de amor, embora a pichação seja também utilizada como forma de demarcação de territórios entre grupos – às vezes gangues rivais. Por isso difere-se do grafite, uma outra forma de inscrição ou desenho, tida no Brasil como artística, embora em línguas como a língua inglesa o termo graffiti seja unificado e sirva para ambas as formas de expressão.
 
                    Arte rupestre
Arte Rupestre é o nome que se dá ao tipo de arte mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações artísticas gravadas nas paredes e tetos das cavernas.
Esse tipo de arte teve seu início no período Paleolítico Superior, e as formas que o homem usava como material artístico eram ossos de animais, cerâmicas e pedras, além de fabricarem as tinturas através das folhas das árvores e do sangue de animais.

Os desenhos representados nas cavernas eram figuras de grandes animais selvagens, a figura humana raramente era representada, sugerindo muitas vezes atividades como a caça, normalmente não eram feitos de forma naturalista, como nos desenhos de animais.

Antigamente se pensava que a arte rupestre era uma armação criada pelos criacionistas (que crêem que Deus criou tudo) para desmentir Darwin, já que segundo a sua teoria os homens daquela época não eram capazes de manifestações artísticas como a arte rupestre. Contudo, a veracidade da arte rupestre foi comprovada, dando assim, a oportunidade de gerar valiosas pistas quanto à cultura e às crenças daquela época..
               Arte mural
Arte mural ou parietal é a pintura executada sobre uma parede, quer diretamente na sua superfície, como num afresco, quer num painel montado numa exposição permanente. Ela difere de todas as outras formas de arte pictórica por estar profundamente vinculada à arquitetura, podendo explorar o caráter plano de uma parede ou criar o efeito de uma nova área de espaço.
A técnica de uso mais generalizado é a do afresco, que consiste na aplicação de pigmentos de cores diferentes, diluídos em água, sobre argamassa ainda úmida.
O muralismo foi cultivado nas civilizações grega e romana, embora destes tenham restado poucos exemplares, entre os quais se destacam os encontrados nas ruínas de Pompéia e Herculano. A técnica também foi muito empregada na Índia nos murais das cavernas de Ajanta, e na China da dinastia Ming.
No século XIII, os trabalhos de Giotto deram extraordinário impulso à pintura mural e, a partir de então, surgiram grandes mestres dessa técnica. No Renascimento, foram criadas algumas obras-primas do muralismo, como os afrescos da capela Sistina, por Michelangelo, e a "Última ceia", de Leonardo da Vinci. Após o Renascimento, com o interesse progressivo por tapeçarias e vitrais para uso na decoração de interiores, a pintura mural entrou em decadência no Ocidente.
No século XX, a pintura mural ressurgiu, com todo vigor, em três fases principais: um gênero mais expressionista e abstrato que surgiu a partir de grupos cubistas e fauvistas, em Paris, e se manifestou nos trabalhos de Picasso, Matisse, Léger, Miró e Chagall; outro que se manifestou a partir do movimento revolucionário mexicano; e um movimento mural de curta duração, na década de 1930, nos Estados Unidos.
No México, a tradição milenar da pintura mural, também praticada por algumas culturas pré-colombianas, ressurgiu nas primeiras décadas do século XX, coincidindo com o movimento revolucionário. Os artistas da época viram no muralismo o melhor caminho para plasmar suas idéias sobre uma arte nacional popular e engajada.
 
     Arte urbana

A arte urbana 3D, pode ser feita com tinta ou giz, em paredes ou sobre a rua, representa uma nova forma de combinar o domínio das técnicas arte renascentista com o grafite, efémero qualidades de arte urbana maravilhosa. Estes artistas dão um novo significado ao grafite, não só mais como o vandalismo.
A arte 3D se caracteriza por ter um efeito ilusivo, por exemplo, como essa criança com o sapo ou como o homem com um (world) escrito em 3D.Assim faz parecer que a arte realmente está em 3D mais na verdade se você olhar por qualquer ângulo diferente o desenho não tem o mesmo efeito e faz parecer que é um desenho desfocado qualquer.
Esse é o efeito que acontece de acordo com a posição em que você vê a imagem. A da esquerda você vê como realmente é a pintura, mais a da direita ele tirou de frente em uma posição certa em que a pintura parece perfeita.
A arte 3D não possui muita relação com a pintura rupestre principalmente pelo jeito de como são desenhadas, uma presa a perfeição já a outra presa o sentimento, como religião e principalmente um dia de caça por exemplo.
A principal relação é o fato de serem artes urbanas e assim como na arte 3D agente se impressiona muito com a arte rupestre.
                           Grafite
Grafite ou grafito (do italiano graffiti,plural de graffito) é o nome dado ás inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano.
Considera-se grafite uma inscriçãi caligrafada ou um desempenho ou gravado sobre um suporte que não é normalmente presvito para esta finalidade. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente da street  art ou arte urbana - em que os artistas aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretantoainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso. Sendo que a remoção do grafite é bem mais fácil do que o piche.

Normalmente distigue-se o grafite, de elaboração mais complexa, da simples pichação, quase sempre considerada como contravenção. No entanto, muitos grafiteiros respeitáveis, como Osgêmeos, autores de importante trabalhos em várias paredes do mundo, aí incluída a  grande fachada da Tate Modern de Londres, admitem ter um passado de pichadores. Na língua inglesa, contudo, usa-se o termo graffiti para ambas as expressões. A partir do movimento contracultural de maio de 1968, quando os muros de Paris foram suporte para inscrições de caráter poético-político, a ptrática do grafite generalizou-se pelo mundo, em diferentes contextos, tipos e estilos, que vão do simples rabiscos ou de tags repetidas, como umas espécie de demarcação de território, até grandes murais executados em espaços especialmente designadospara tal ganhando status de verdadeiras obras de arte. Os grafites podem também estar associados a diferentes movimentos e tribos urbanas, como o hip-hop, e a variados graus de transgressão.
 Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebreseja Jean-Michel Basquiat, que, no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa Novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas deixava as paredes dos prédios abandonados de Manhattan. Posteriormente Basquiat ganhou rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX.
Atualmente no século vinte e um, muitas pessoas usam grafite como arte em museus. Muitos museus conhecidos se encataram pela beleza das ruas ( o grafite ), hoje em dia quem tem uma fachada decorada pela arte do grafite pode-se chamar de privilegiado, pois é uma arte muito bonita e mais bem feita do que artes feitas em telas, por isso que muitos adotaram esta maravilhosa idéia.

 RELAÇÃO ENTRE GRAFITE E PINTURA RUPESTRE
Pintura rupestre era a maneira como os primórdios se expressavam com suas imagens feitas em cavernas, retratado seu modo de viver. Para essa época isso já seria uma grande evolução. Já a grafitagem é um modo de expressçao urbanizada, digamos que ela é um reflexo modernizado da pintura rupestre...

Grupo:PAULO VICTOR 23, PEDRO HENRIQUE 36, GUILERME 10, MATHEUS RAMOS 22, MATHEUS JOSÉ 37.

Pintura Rupestre
Pintura Rupestre é um tipo de arte feita pelos homens da pré-historia. Como eles não tinham instrumentos para escrever e não tinha um sistema de escrita desenvolvida, eles utilizavam o desenho como o meio de comunicação. Nesses desenhos eles retratavam o seu cotidiano como  a caça, animais, descobertas, rituais, etc
Arte Mural 

A arte mural ou muralismo é um tipo de pintura executada sobre uma parede . Ela se difere muito dos outro tipos de arte , por estar muito vinculada a arquitetura ,  podendo assim criar um efeito de uma nova area de espaço , etc .
Os materias de uso da arte mural , consiste na aplicação de pigmentos de cores diferentes .
A arte mural , foi iniciada nos civilizações grega e romana , as principais artes murais podem ser encontradas nas ruínas de Pompéia e Herculano e essa tecnica também foi empregada pela Índia e a  China .
Já no século XIII , os trabalhos de um artista chamado Giotto deram um grande empulso para o muralismo , assim trazendo vários outros artistas como : Michelangelo e Leonardo da Vinci . E assim com o Renascimento , o interesse progressivo por tapeçarias e vitrais , logo a pintura mural entrou em decadencia no Ocidente .

Mas logo no século XX ela ressurgiu , com tres fases : um gênero mais expressionalista e abstrato , que surgiu de grupos cubistas e fauvistas .

No México essa pintura milenar surgiu nas primeiras décadas do século XX . Os artistas dessa época viram o muralismo como uma forma de modelar suas idéias sobre uma arte nacional popular , etc .





Pichação
      Pichação é o ato de escrever ou pinchar sobre fachadas,murros,asfaltos de ruas ou monumentos,usando tintas em spray  aerossol,dificilmente removível .
        A Pichação existe desde da Idade Média eram utilizadas na maioria das vezes por Padres para expor sua ideologia,servia também para defamar governantes ou até mesmo para criticar doutrinas contrárias.
       Há uma diferença entre pichação e grafite,a pichação é  considerada como uma forma visualmente agressiva contribuindo para degradação do ambiente ou da natureza(vandalismo)feita à noite em lugares proibidos,já o grafite é melhor elaborado e de maior interesse por parte das pessoas,sendo socialmente aceito e  feitos em lugares permitidos.
       Atualmente no Brasil pichação é considerado vandalismo e crime  ambiental descrito no artigo 65 da lei 9.605/98(Lei dos Crimes Ambientais),é dada pena de 3 meses a 1 ano,e multa.


Grafite

Grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado.Não é simplesmente uma pichação, mas um expressão artística. Tem a intenção de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes idéias. Não se trata, por tanto, de poluição visual.Grafismo, por sua vez, é a maneira de traçar linhas e curvas sob um ponto de vista estético.No período contemporâneo, as primeiras manifestações dessa forma de arte surgiram em Paris, durante a chamada revolução cultural, em maio de 1968. A estética do grafite é bastante associada ao hip-hop, uma forma de expressão artística que também surgiu nas ruas.

Arte Urbana 3D
Arte Urbana 3D  é uma arte tanto no papel quanto em qualquer coisa material que da a sensação que você esteja vendo o desejo e sua circunferencia completa.É um tipo de arte nova que nos permite imaginar mais, como foi feito, o que precisamos para fazer, é muito difícil, e até também pode fazer nos mesmos nos questionar-mos se conseguimos fazer sem o minimo de pratica.

Nomes: Chauane Pereira da Silva, Elisandra, Érika Rego , Thayná da Silva e Yanka Darlyty. Nºs: 05, 07, 08, 33, 35.



        Grafite

Foi criado na rua, ai então que vem a expressão “arte de rua”. São desenhos em muros com a finalidade de expressar a opressão em que a sociedade vive atualmente.
Há vestígios de grafites desde o Império Romano mais, atingiu maior popularidade nos anos 70 em Nova York.
Nestes desenhos geralmente retratam o que a sociedade está sofrendo no momento como, por exemplo, guerra, paz, amor e etc.
Dois filme que poderiam representar bem esta arte seria Wild Style (1986) a história se passa no bairro de Bronx, Nova York conta sobre o grafite e a outro chamado Bomb it (2007) é um documentário que se passa nas cidades de São Paulo, Paris, Londres, Amsterdã e Cape Town entre várias outras. Muitos grafiteiros ajudaram a fazer este documentário. Fala sobre o conceito deles de grafite, sobre como eles começaram, fora que mostra muitos trabalhos deles, neste filme há realmente o que acontece na nossa sociedade os que são contra e os que são a favor, deixando então um debate. Há dois brasileiros nele os Gêmeos e o Zezão. Infelizmente só há trailers sobre ele em inglês mais é possível encontrar o filme em português.Hoje em dia já existe Bomb It 1 e 2.Está imagem abaixo e retirada do filme Bomb It 2.

Pichação

Surgiu nos Estados Unidos entre os anos 60 e 70. É considerado um ato de vandalismo.
São frases, Nicks (nomes) e outros com o objetivo de insultar, declarar e etc.
Geralmente são feitos em muros, edifícios e em outros locais públicos com latas de spray.
Segundo o site do filme Luz... Câmara... Pichação: “Pichar é uma maneirar de falar que existe algo de errado em nossa sociedade”. Isto é uma boa explicação para este ato, de violência, pois hoje em dia na nossa sociedade os jovens são muito oprimidos principalmente os das periferias. Se não existir espaço para os jovens na nossa população, como eles poderão se enquadrar no meio em que vivemos.
Na pichação eles se organizam como gangues, assim havendo rivalidades entre elas. Mais como acontecem estas rivalidades, leia um de nossos exemplos:
Se a gangue  “A”, pichar em algum determinado lugar, como muros, edifícios, praças e etc., e a gangue ”B” pichar por cima, acontece uma briga causando algumas vezes até morte dos envolvidos.
Pichar é um crime ambiental, de acordo com o artigo 65 incrimina que “pichar, grafitar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano” deverá ser punido, podendo ficar de três meses a um ano na cadeia ou dar cestas básicas.



Arte 3D ou Tridimensional

Tem influências renascentistas, mais há grandes relações com o grafite. Busca estabelecer harmonia e ordem visual ou gerar interesse visual intencional. É mais complicado por apresentar vistas de ângulo diferentes não podendo ser facilmente visualizadas no papel.
Para fazer “representações tridimensionais”, um desenhista deve ser capaz de visualizar a forma toda e girá-la mentalmente todas as direções, como se a tivesse nas mãos. Deve explorar completamente o jogo de profundidade de fluxo do espaço, o impacto da massa e a natureza dos diferentes materiais. Um dos artistas brasileiros que fazem está arte e o Dmitri de Igatu, observe um vídeo dele:




Relação das artes contemporâneas com a arte rupestre

A relação mais óbvia é que todas estas artes citadas são feitas em muros, asfaltos e outros locais públicos assim tendo certa semelhança com os atos dos homens das cavernas (de desenhar em cavernas, pedras e etc), ambas destas artes são feitas com intenção de expressar algo. E é claro que há algumas modificações (como as tintas), mas também há raízes daquele tempo.
Mas se todas estas artes forem vistas de um modo geral, poderemos dizer que cada uma possui suas peculiaridades, mas não deixando de ser “parentes” da arte rupestre.

Fonte: Apostila de Artes


Nomes: Thais do Nascimento 31, Thais Lauane 32, Larissa15, Samara Alves 27 e Estênio 29. 


__________________________________________________________________________________


Arte Mural

A  arte mural é uma pintura executada sobre uma parede, numa superfície de revestimento fresco,que se for exposto em uma exposição permamecerá no mesmo lugar por muito tempo.A pintura mural se diferencia de todoas as outras formas de arte pictória por estar profundamente ligasa á arquitetura podendo explorar o plano de uma parede ou criar efeito de um nova área de espaço.

:Fresco da cultura minóica da Grécia

A técnica de uso mais generalizado é a do afresco, que consiste na aplicação de pigmentos de cores diferentes, diluídos em água, sobre argamassa ainda úmida.O muralismo foi cultivado nas civilizações grega e romama, embora destes tenham restado poucos exemplares, entre os quais se destacam os encontrados nas ruínas de Pompéia e Herculano. A técnica também foi muito empregada na Índia nos murais das cavernas de Ajanta, e na China da dinastia Ming.(está disponivel no site:
Wikipédia)
No século XIII, os trabalhos de Giotto deram impulso á pintura mural apartir desse século,surgiram grades pintores com essa técnica.Na época do Renascimento foram criadas algumas obras-primas do muralismo como os afrescos da Capela de Sistina , por Michelangelo e a Ultima Ceia  por Leonardo da Vinci .Depois da época do Renascimento,no interrece progressivo por tapeçaria e vitrais para a decoração , a pintura mural entrou em decadencia no Ocidente.
 










Teto da Capela Sistina de Michelangelo
 










Ultima Ceia de Leonardo da Vinci

No século XX, a pintura mural ressurgiu, com toda a força em três fases principais: um gênero mais expressionista e abstrato que surgiu a partir de grupos cubistas e fauvistas em Paris, e se manifestou novos trabalhos de Picasso, Matisse, Léger, Miró e Chagall que se manifestou a partir do movimento revolucionário mexicano num movimento mural de curta duração. No México, a tradição milenar da pintura mural, também praticada por algumas culturas pré-colombianas, ressurgiu nas primeiras décadas do século XX, coincidindo com o movimento revolucionário os artistas da época viram no muralismo o melhor caminho.
 
imagem 4: Picasso - Guernica (1937)  

 













Grafite
O grafite existe des do Império Romano,e por muito tempo foi visto como um assunto que não tinha impôrtancia nenhuma.O grafite é uma forma de expressão no âmbito da artes visuais,da street art que é a mesma coisa que arte urbana aonde o artista aproveita o espaço público,aonde cria uma linguagem internacional para interferir na nossa cidade.
A descrição do grafite é que destingue-se da simples pinchação .
Não chamos mais de grafite seu nome agora passou a ser Nova arte pública.Um doa mais importantes grafiteiros do seculo xx foi Jean-Michel Basquiat, ele introduziu a arte de rua nas grandes galerias.
Jean-Michel Basquiat morreu de orvedose de Heroina,em agosto de 1998, ele foi o 1° afro-americano que teve acesso á fachada cena de artes plásticas novaiorquinas um deles foi:
Crew: um grupo de writers que se une por um objetivo e que forma um coletivo.
Estencil:alguns modelos recortados em cartolinas e radiografias.
Nome de alguns frafiterios e suas obras:
Binho Ribeiro 

 
Os Gêmeos
Os Gêmeos são uma dupla de irmãos gêmeos idênticos grafiteiros de São Paulo, nascidos em 1974, cujos nomes reais são Otávio e Gustavo Pandolfo. Começaram a pintar grafites em 1987 e gradualmente tornaram-se umas das influências mais importantes na cena local, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite. Os trabalhos da dupla podem chegar a murais de grandes dimensões e estão presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros países.



 Arte moderna 3D

O 3D é um componente fundamental no design hoje em dia. Seja como um complemento em alguma peça ou até mesmo como elemento principal, a adição de objetos tridimensionais em seu trabalho, irá resultar em uma nova dimensão de alcançe para sua arte. Uma tendência forte nessa área, é o uso de elementos abstratos, por dois simples motivos: Eles aplicam uma pofundidade belíssima na obra (quando bem desenvolvidos, é claro) , e a outra é que eles são normalmente bem fáceis de se faze

.

Alunos: Aline, Juliana e Heberty N: 01,13 e11

_______________________PIXAÇAO


significado da palavra pixação:
Pixação é o ato de escrever ou rabiscar muros , prédios , áreas públicas ou particulares.
Esse ato é praticado com sprays aerosol, rolos de tinta.
Antes a pixação eram só frases de protesto , mas agora a pixação é praticado por
jovens.Cada 'Pixador' tem sua presa, que ele usa para escrever nos muros.
Além disso eles participam de gangues , ou galera , geralmente entre essas
gangues existem richa, ou guerra que geralmente acaba com briga , ou até
mesmo morte.Muitas dessas brigas são organizadas pela internet por meio
de sites de relacionameto.
Na pixação também existe uma expressão muito usada que é 'RASURAR'.
Rasurar significa rabiscar a presa do outro pixador, geramente quando isso
acontece, acaba em briga e até mesmo em guerra entre as gangues.

História
Na Média , Padres pixavam
Depois da Segunda Guerra Mundial , o spray aerosol fez a pixação ficar mais agil.
 os muros de conventos rivais para mostrar sua ideologia.Em 1968 com a Revolta dos Estudantes em Paris o spray foi muito utilizado para protestar
contra as instituições universitárias, e também em manifestações pela liberdade de expressão

Pixação no Brasil
No Brasil a pichação é considerada essencialmente transgressiva, predatória, visualmente agressiva,
contribuindo para a degradação da paisagem, vandalismo desprovido de valor artístico ou comunicativo.
A pichação é, por definição, feita em locais proibidos e à noite, em operações rápidas, sendo tratada
como ataque ao patrimônio público ou privado, e portanto o seu autor está sujeito a prisão e multa.
No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98
 que estipula pena de detenção de 3 meses a 1 ano,e multa, para quem pichar, grafitar ou por qualquer meio
conspurcar edificação ou monumento urbano

Dicionário do Pixador
Presa: um nick usado por todos os pixadores ( cada um tem uma presa )
Rasurar: Rabiscar a presa do outro
Gangue ou Galera:  grupo de pixadores que usam o nome dessa gangue pra pixar
Marcar: é quando o pixador vai pixar aí ele usa a expressão ' Vou  marcar '
Lata: lata de spray

ARTE URBANA

Neste trabalhor vamos falar sobre arte urbana ,mas propriamente grafitir,a sua história,quando e onde começou e para que servia.arte Urbana é temo usado para designar os movimentos artisticos relacionados com as  visuais das grandes metrópoles. No inicio,um movimento underground,com o tempo foi ganhando forma e se estruturando com grafismos ricos em detalhes,que vão do Graffti ao stêncil passando porstikers e cartazes estruturando com grafirmos ricos em detalhes,que vao do graffiti ao stêncil passando porstikers e cartazes lambe-lanbe,também chamados (porter-bombs).Arte urbana server para que os seus autores exprimam o seu ponto de vistar sobre as coisas,exprimem recados ou as coisas que estão a sentir,como se fossem poemas,mas na forma de desenho.Grafiteou Graffti é o nome dado ás incrições  feitas em paredes,desde o Império Romano.Considera-se grafite uma inscrição caligrafada,um desenho pintado ou gravado sobre um surporte que não é normalmente previsto para está finalidade-normalmente em  espaço público.
DESCRIÇÃO
A princípio,um movimento underground,a street art foi gradativamente se constituindo como forma do fazer artistico,abrangendo várias modalidades de grafismos-algumas vezes  muito  ricos em detalhes.A princípio, um movimento underground, a street art foi gradativamente se constituindo como forma do fazer artístico, abrangendo várias modalidades de grafismos - algumas vezes muito ricos em detalhes, que vão do Graffiti ao Estêncil, passando por stickers, cartazes lambe-lambe (também chamados poster-bombs), intervenções, instalações, flash mob, entre outras. São formas de pessoas sozinhas, expressarem os seus sentimentos através de desenhos.


ARTE MURAL 

 
Muralismo,pintura mural ou parietal é a pintura executada sobre uma parede,quer diretamente na sua superficie,como num afresco,que num painel montado numa exposição permanente.Ela difere de todas as outras formas de arte pictórica por estar profundamenter vinculada á arquitetura,podendo esplora o carácter plano de uma parade ou criar o efeitor de uma área de espaço.
A técnica de uso mais generalização é a do afresco,que consiste na aplicação de pigmentos de cores diferentes,diluidos em água,sobre argamassa ainda úmida.
O muralismo foi cultivado nas civilizações grega e romana, embora destes tenham restado poucos exemplares, entre os quais se destacam os encontrados nas ruínas de Pompéia e Herculano. A técnica também foi muito empregada na Índia nos murais das cavernas de Ajanta, e na China da dinastia Ming.
No século XIII, os trabalhos de Giotto deram extraordinário impulso à pintura mural e, a partir de então, surgiram grandes mestres dessa técnica. No Renascimento, foram criadas algumas obras-primas do muralismo, como os afrescos da capela Sistina, por Michelangelo, e a "Última ceia", de Leonardo da Vinci. Após o Renascimento, com o interesse progressivo por tapeçarias e vitrais para uso na decoração de interiores, a pintura mural entrou em decadência no Ocidente.
No século XX, a pintura mural ressurgiu, com todo vigor, em três fases principais: um gênero mais expressionista e abstrato que surgiu a partir de grupos cubistas e fauvistas, em Paris, e se manifestou nos trabalhos de Picasso, Matisse, Léger, Miró e Chagall; outro que se manifestou a partir do movimento revolucionário mexicano; e um movimento mural de curta duração, na década de 1930, nos Estados Unidos.
No México, a tradição milenar da pintura mural, também praticada por algumas culturas pré-colombianas, ressurgiu nas primeiras décadas do século XX, coincidindo com o movimento revolucionário. Os artistas da época viram no muralismo o melhor caminho para plasmar suas idéias sobre uma arte nacional popular e engajada.

GRAFITE
A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes, dessa maneira temos relatos e vestígios do mesmo desde o Império Romano. Seu aparecimento na idade contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade, algum tempo depois essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.



 NOME:Leonardo R.Lira,Lucas,Caio F.,Thiago P.,Stenio F.   N°3,16,29,34,38
____________________________________________________________
____________________________________
Desenhos sobre a arte-rupestre


 Thais do Nascimento
 

Jéssica

Ludmila


Carolina

Thais Lauane




     TINTAS UTILIZADAS NA PRÉ-HISTÓRIA