QUÍMICA

Tintas utilizadas na Pré-História
O primeiro povo a pintar com grande variedade de cores foram os egípcios. Inicialmente, fabricavam as tintas a partir de materiais encontrados na terra de seu próprio país e das regiões próximas. Somente entre 8.000 a 5.800 a. C. é que surgiram os primeiros pigmentos sintéticos. Para obterem cores adicionais, os egípcios importavam anileira e garança da Índia. Com a anileira, podia-se obter um azul profundo e, com a garança, nuances de vermelho, violeta e marrom. Eles desenhavam utilizando o dedo, e alguns usavam pincéis rudimentares. Eles também achavam que seus desenhos tinham “poderes mágicos” como por exemplo, se desenhassem um animal, iriam capturar o mesmo na sua caça.
Os materiais utilizados para a fabricação das tintas, era o carvão, fezes de animais com sangue, gema do ovo de animais, terra, folhas de árvores, entre outros.
Seus desenhos também eram uma forma de comunicação, já que a fala não era bem desenvolvida naquela época.

 RAQUEL QUEIROZ




 


Arte-rupestre

“A arte rupestre e uma meio de expressão dos ‘homens das cavernas”  para que se comunica-se com os outros ou até mesmo por motivos supersticiosos.
Na pré-história os artistas em suas pinturas rupestres, utilizavam gordura animal, água e sangue para que fixa-se  os pigmentos de suas pinturas nas paredes das cavernas.
A tinta de pedra é feita de cacos de minério que dariam as cores para as pinturas rupestres: os artistas raspavam as pedras para arrancar os pigmentos coloridos, o vermelho e o amarelo vinham do minério de ferro, o preto, do manganês. Misturado com cera de abelha ou resina de árvores o pigmento virava tinta.

Pigmento das pedras 

  Minerais como o quartzo ou os feldspatos potássios, onde predominam a sílica e o alumínio, contem uma coloração clara, já minerais com elevado teor de ferro e magnésio, contem uma coloração escura. A variação destes minerais nas rochas determina a sua cor, que pode assim classificar-se como:
         A) Rochas Leucocratas: (ex.: granito e riólito), se apresentam cor clara, devido à predominância de minerais claros;
         B) Rochas Melanocratas: (ex.: basalto e gabro), se apresentam cor escura, devido à predominância de minerais escuros;
         C) Rochas Mesocratas: (ex.: diorito e andesito), se apresentam cor intermédia, sem predominância de qualquer um dos diferentes tipos de minerais.

 Pigmento da terra

         Para fazer a tinta com a terra a misturavam com óleo, água e qualquer outro material que pudesse transformá-la do estado solido ao líquido.
         A cor que predomina na terra é o marrom, essa coloração se dá com a colaboração das plantas. Quando as plantas morrem suas folhas caem no chão, transferindo o carbono da planta para o solo. Micróbios desmancham a planta por meio de enzimas especais. Eles quebram as ligações químicas e se alimentam do material. Demora milhares de anos para que a terra consiga carbono suficiente para atingir a tonalidade marrom.

Pigmento do sangue

         O sangue era um dos materiais mais utilizados pelos pré-históricos em suas pinturas. Esse sangue era retirado de animais mortos e às vezes do próprio corpo.
         O sangue aparenta ter a coloração vermelha porque a maioria das cores é absorvida pelo pigmento carregador de oxigênio hemoglobina (Hb), exceto o vermelho, que reflete no sangue. O espectro de cor exato é determinado pelos níveis relativos de ferro oxigenado (HbO) e dióxido de carbono (CO2) no sangue. Altas taxas de oxigênio refletem a cor vermelha e altas taxas de
CO2 refletem a cor azul, que misturada com a cor amarelada da gordura e/ou pele acaba aparecendo verde.
Pigmento da Plantas
Existem três classes principais de substâncias químicas ligadas geralmente aos pigmentos das flores: a clorofila, o flavonóide e o carotenóide.
Desenhos

Composição:

  
Ludmila- Terra e Água

Carolina- Capim

Thais do Nascimento- Carvão

Jéssica- Carvão
Thais Lauane- Terra

Curiosidades
As pinturas rupestres até o tingimento das roupas dos reis a tinta usada era a natural. Os ricos usavam roupas coloridas e as pobres roupas sem tingimento, pelos custos, as cores eram símbolos de nobreza.
Por volta de 1856 o químico inglês William Henry Perkin criou o primeiro corante sintético, quando diferenciou a tinta natural e artificial.
Antigamente os pintores de tela tinham que preparar sua própria tinta, com raízes secas, pedras e outros materiais.
Podemos extrair cores de várias partes das plantas: raiz, caule, folhas, flores e sementes. Sendo que as cores extraídas das raízes são escuras, as dos caules médias, e as cores das flores e folhas são luminosas, mas difíceis de fixar.
São instáveis, mas obtemos lindas cores de flores e frutos. As pinturas feitas com tinta vegetais são frágeis e não podem ficar ao sol.

Nome(s): Thais do Nascimento, Jessica Lorrane, Ludmila do Santos, Carolina,Samara da Silva,Amanda e Thais Lauane


       TINTAS UTILIZADAS NA PRÉ-HISTÓRIA

Na pré-história,o desenho surgiu como forma das pessoas se comunicarem facilitando a linguagem escrita e falada. Nas cavernas ficaram gravados, por meio de desenhos, os hábitos e experiências dos homens primitivos que usavam as pinturas rupestres como forma de se expressar e comunicar.
  A arte rupestre é a mais antiga da história,esse tipo de arte teve início no paleolítico. Para fazer esse tipo de arte os pré históricos utilizavam corantes naturais como:terras, carvão vegetal, óxido de ferro, cal branco e ossos queimados de animais. Apanhados do chão em sua forma natural, os diferentes tipos de terra forneciam os tons e cores.E  gordura animal, água e até sangue, para fixar os pigmentos de suas pinturas nas paredes das cavernas.

Pigimentos:é o que da cor a tudo o que é material .As folhas das plantas são verdes por terem clorofilas;a terra tem cores diferentes em cada região por apresentar composição mineral diferente,e cada mineral tem um pigmento com sua cor própria:o óxido de ferro pode ser amarelo ou vermelho;o de cobre é verde; o de manganês é marron;o de cobalto é azul;Etc.. Até a nossa pele tem pigmentos,como a melanina que dá a cor da pele de cada um de nós.Os indios brasileiros usam sementes de urucum para colorir o corpo,cabelos e outros artefatos de vermelho;do jenipapo,que é um fruto,extraem o azul;Também usam carvão e terra para pintar de preto,branco e amarelo.Assi como as cianças,os homens primitivos descobriam as cores pela experiência.Encontramos seus registros nas paredes das cavernas.Essas pinturas rupestres eram feitas com os variados tipo de pigmentos naturais:plantas,terras,carvão. etc..
Os corantes também são pigmentos.
Algas castanhas-alga,planta aquática.Dentro das algas,as espécies de laminaria são utilizada em medicina devido ao seu conteúdo.Das cinzas,destas obtêm-se sais iodados.
Álamo-árvore da familia das Salicinias.
Amoreira-árvore que da as amoras e das cujas folhas se alimenta o bicho-da-sede.
Choupo-a sua madeira era utilizado para o fabrico de aviões por ser uma dadeira leve.

 
Clorofila
Clorofila se refere a um grupo de pigmentos fotossintéticos produzidos nos cloroplastos das folhas e em outros tecidos vegetais. Estes pigmentos, responsáveis pela cor verde das plantas funciona como fotorreceptor da luz visível utilizada no processo da fotossíntese. As diferenças aparentes na cores dos vegetais são devidas à presença de outros pigmentos associados, como os carotenóides, os quais sempre acompanham as clorofilas.
A clorofila, que dá a coloração verde da maioria dos vegetais, absorve muito bem a luz das regiões azuis e vermelhas, refletindo a luz verde.
O processo do qual a clorofila absorve a luz do sol e usa desta energia pra sintetizar carboidratos a partir de gás carbônico (CO2) e água, denomina-se fotossíntese.
Em cada molécula de clorofila existe um átomo de magnésio (Mg) que se encontra no centro de uma estrutura em anel (anel porfirínico) que é estimulado pela luz. Há também uma “cauda” na molécula, formada por cadeias hidrofóbicas.
Existem quatro tipos de clorofilas denominadas a, b, c e d. As clorofilas a e b estão presentes em plantas verdes. Nas algas e cianobactérias são encontradas as clorofilas c e d.
Os pigmentos envolvidos no processo de fotossíntese são as clorofilas a e b, os carotenóides e as ficobilinas.

Formas da clorofila
A clorofila em plantas verdes consiste em duas formas, clorofila a e b. As clorofilas c e d são encontradas especialmente em algas e cianobactérias.
A clorofila a difere da clorofila b por apresentar na posição 3 do grupo tetrapirrólico o radical -CH3 (metila) no lugar do -CHO (aldeído). A clorofila está presente nas folhas das plantas, sendo crucial para a fabricação de glicose através da fotossíntese. A clorofila é produzida pela planta através dos cloroplastos. É a clorofila a principal responsável pela coloração verde das plantas e pela realização da fotossíntese.
Clorofila se refere a um grupo de pigmentos fotossintéticos produzidos nos cloroplastos das folhas e em outros tecidos vegetais. Estes pigmentos, responsáveis pela cor verde das plantas funciona como fotorreceptor da luz visível utilizada no processo da fotossíntese. As diferenças aparentes na cores dos vegetais são devidas à presença de outros pigmentos associados, como os carotenóides, os quais sempre acompanham as clorofilas
A clorofila, que dá a coloração verde da maioria dos vegetais, absorve muito bem a luz das regiões azuis e vermelhas, refletindo a luz verde.
O processo do qual a clorofila absorve a luz do sol e usa desta energia pra sintetizar carboidratos a partir de gás carbônico (CO2) e água, denomina-se fotossíntese.
Em cada molécula de clorofila existe um átomo de magnésio (Mg) que se encontra no centro de uma estrutura em anel (anel porfirínico) que é estimulado pela luz. Há também uma “cauda” na molécula, formada por cadeias hidrofóbicas.
Existem quatro tipos de clorofilas denominadas a, b, c e d. As clorofilas a e b estão presentes em plantas verdes. Nas algas e cianobactérias são encontradas as clorofilas c e d.
Os pigmentos envolvidos no processo de fotossíntese são as clorofilas a e b, os carotenóides e as ficobilinas.
As diferenças entre clorofila a e b são poucas, apenas na composição de uma cadeia lateral, onde na clorofila a é -CH3 e na b é – CHO: 
 
 

Flavonóides
Vale ressaltar que todos os tipos de clorofilas são verdes, mas existem variações em suas estruturas que fazem com que o espectro de absorção seja um pouco diferente se comparadas umas com as outras. Isso permite que as clorofilas se completem para aumentarem o alcance de absorção do espectro de luz visível.
Do ponto de vista químico, os flavonóides são fenóis, ácidos e muito reativos. São também facilmente oxidáveis, formando polímeros escuros. Quando cortamos partes de uma planta, o escurecimento do tecido cortado é devido a essa oxidação.
As cores das flores, do vermelho, ao púrpura e ao azul, são na maioria devido à antocianina, que é um tipo de flavonóide. Embora existam muitas cores, apenas algumas antocianinas, cromóforos dos pigmentos, foram encontradas. A coloração dos pigmentos é estável nas plantas por alguns dias e até por um mês; entretanto, quando extraídas, as antocianinas são instáveis e de imediato perdem a cor (pela hidratação) em uma solução aquosa neutra.

Carotenóide
Os carotenóides são pigmentos de cor vermelha, alaranjada ou amarela, encontrados nas células de todos os vegetais, atuando na fotossíntese. Também estão presentes nas células de protistas e fungos.
São insolúveis em água, mas são solúveis em solventes orgânicos e óleos.
Os carotenóides não podem ser sintetizados pelos animais, mas são compostos essenciais para a vida, portanto devem ser ingeridos através da alimentação.
Caracterizam-se por apresentar moléculas oxidáveis, exibir cores que vão do amarelo ao vermelho, ser lipossolúveis, encontradiças em vegetais e essenciais como precursores da síntese da vitamina A em animais.
Os mais de 600 tipos de carotenóides conhecidos são dividos em dois grupos: carotenos e xantofilas. Os carotenos são pigmentos alaranjados, que dão cor à cenoura, por exemplo; são puramente hidrocarbonetos e não contêm oxigênio. Já as xantofilas podem variar de amarelo a marrom-avermelhado e contêm oxigênio.
Os carotenóides atuam como pigmento nas plantas e nos animais. Os carotenóides são o segundo dentre os pigmentos mais importantes para a fotossíntese. Estas moléculas protegem a clorofila do excesso da luz. Entretanto, os carotenóides podem ser incapazes de lidar com excitação excessiva do fotossistema II, o que permitiria que o oxigênio singleto causasse dano no complexo PSII. Encontram-se, também, em outros organismos fotossintéticos, como algas, alguns tipos de fungos e algumas bactérias.
Os carotenóides são importantes na alimentação humana. Quatro tipos de carotenóides beta-caroteno, alfa-caroteno, gama-caroteno e beta-criptoxantina são os precursores da vitamina A que, entre outras funções, atua diretamente na respiração celular e sintetiza pigmentos da retina. Outros carotenóides podem ser poderosas antioxidantes, especialmente a astaxantina, encontradas em algas.

Aluna:Larissa 
 Aluna:Juliana
Aluna:Aline

Alunos:Aline,Hebert,Juliana,Larissa e Raila




Composições Químicas


Tintas nada mais são do que uma composição química líquida pigmentada, que ao ser aplicada se converte em filme sólido por mecanismos característicos de cada tipo de tinta. Os vernizes são comos as tintas, mas não possuem pigmentos, pois são transparentes.


Ambos possuem funções próprias, são usados principalmente para decoração, pintando paredes e ornando com o ambiente e local onde serão utilizados. São usados também em formas de películas protetoras de superfícies (geralmente o verniz). É o caso de armários, portas de madeira, móveis em geral.


Uma outra função bem interessante do uso da tinta é para a distribuição de iluminação, item este muito bem estudado em estúdios fotográficos e de filmagem, onde uma boa iluminação é fundamental para o trabalho. Além de que uma superfície cuidada e bem pintada exprime uma sensação mais confortável de cuidados e higiene que, de fato, esses produtos fornecem. Portanto, podemos entender que as tintas e os vernizes trabalham em conjunto com o lado funcional de um ambiente, proporcionando higiene, iluminação, proteção e segurança. Trabalham com o lado pessoal do ambiente, onde as cores, os detalhes, os materiais e as formas de pintura usadas refletem o lado emocional da pessoa que compôs aquele ambiente.


O pigmento é o que dá cor a tudo o que é material. As folhas das plantas são verdes por terem clorofila; a terra tem cores diferentes em cada região por apresentar composição mineral diferente, e cada mineral tem um pigmento com sua cor própria: o óxido de ferro pode ser amarelo ou vermelho; o de cobre é verde; o de manganês é marrom; o de cobalto é azul; etc... Até a nossa pele tem pigmentos, como a melanina que dá a cor da pele de cada um de nós.Os índios brasileiros usam semente de urucum para colorir o corpo, cabelos e outros artefatos de vermelho; do jenipapo, que é um fruto, extraem o azul; também usam carvão e terra para pintar de preto, branco e amarelo.Assim como as crianças, os homens primitivos descobriam as cores pela experiência. o homem percebeu que podia extrair os pigmentos da natureza e utilizá-los em forma de tinta misturando com resina das árvores, com a clara e a gema de ovos e diferentes tipos de óleo para conservar, transportar e fixar as cores. Pintou sobre pedra, peles de animais e madeira e desenvolveu suportes próprios para a pintura.
Alunos:Leonardo,Paulo Victo,Guilerme,Rodrigo,Stenio e
Thiago Pereira
ALUNO:Leonardo Rodrigues Lira

                                                      
                                                   Paulo Victor Número:23 desenho de artes

                           
                                                   Stenio Phillipe Número:23 desenho de artes